índice das matérias novidades e atualizações.

.

O que faz um Javali ser o Javali Selvagem Sus s. scrofa ?


 


Rabo
: reto pendente na vertical, medindo + de 20 cm de comprimento e termina com um tufo de pêlos.

pele.jpg (9999 bytes)

Pele: escura, solta e consistente ao toque. O couro das costas e flancos, na altura dos ombros dos machos adultos, chega a ter uma espessura de 3 à 6 cm servindo como se fosse uma armadura de proteção nas lutas com outros machos pela disputa das fêmeas por ocasião do período reprodutivo.

Pelagem: varia de cor; entre marron claro, médio, escuro, do cinza ao preto, e coberto de pelos de substância fibrosa, córnea, mais sólidos e compridos 10/15 cm, sobre a espinha dorsal formando uma crina que se eriça quando provocado. Os pêlos são opacos, ocos 0,5 mm de diâmetro, possuem ponta bifurcada e se abrem no sentido longitudinal em 2/4 e até oito partes à partir da ponta à raiz.

pele.gif (9807 bytes)

Com a idade, a coloração tende a clarear, chegando ao prateado. Com a chegada do inverno os pêlos se tornam mais compridos e sobre a pele se forma uma camada espessa de pêlos finos: lã de cor mais clara como proteção ao frio.

Com a chegada do verão caem os pêlos, adaptando-se ao calor da estação. Não podemos esquecer que o javali é um suídeo e como todos seus congêneres não possuem glândulas sudoríparas. Ele não transpira e portanto sua pelagem tem uma função importante no controle térmico; isto faz com que prefira a sombra de matas, procure se movimentar e alimentar nas horas de menor incidência solar, cavar e se deitar em lugares frescos, e a água é seu elemento predileto, principalmente para se refrescar após longa corrida.

Javali Selvagem, denominações por idade e cor do pêlo

 

Retorna

Avança


Caixa Postal 24 - Cep 14230-000 - Serra Azul - SP - Brasil         (0xx16) - 3951 5720    E-mail: jcprada@jcprada.com.br