índice das matérias novidades e atualizações.

.
Histórico

OrigemO Javali, é o que?Life Style • Situação

O Javali, é o que?

Sus Scrofa Linné  1778  by Gilbert Valet.

Para um pesquisador como sou, um gato é um gato e um javali é um javali. Me pareceu conveniente, e sem complicar muito as coisas,situar nossos  animais de caça  no seu verdadeiro lugar no mundo animal. Com um artigo sobre o assunto, aproveito para classificar todos os outros suideos. Qual sejam animais ou vegetais, todos os organismos vivos em nosso bom e velho planeta são objeto de uma classificação que permite em todo ou em parte localizar cada um, dado o grau de complexidade da vida.         O javali não foge a esta regra.                   

C V  Linné   


clique na árvore para ampliar

  É à Carl Von Linné, naturalista sueco, que devemos esta classificação binomial do mundo animal utilizado nos dias de hoje. Segundo Linné o javali faz parte do ramo dos vertebrados . De fato seu corpo tem forma e é suportado por um esqueleto ósseo que se articula entorno de uma coluna vertebral.
   
Seu sangue quente, sua reprodução placentária intra uterina e o aleitamento de seus filhotes através das mamas o colocam na classe dos mamíferos.
  
Seus quatro membros terminando por um numero par de dedos, quatro em ocorrência  se inserem na ordem dos artiodátilos  no mesmo grupo dos  bovinos, camelídeos e outros cervídeos. Estes em oposição aos perissodátilos, cujos membros terminam por um numero impar de dedos, um para o cavalo, e o asno por exemplo e três para o rinoceronte.
  
Para afinar a classificação, o sistemata criou  a sub ordem dos suiformes   para alojar os artiodátilos não ruminantes possuindo entre outras características, caninos com crescimento continuo.
  
Nesta ordem de idéias vê-se notadamente os Hipopótamos  enormes mamíferos anfíbios mas que bem observados assemelham-se à um "pequeno leitão"!!! E com certeza tudo o que se assemelha de perto ou longe à javalis. Mais adiante na classificação da família dos suidae fazem parte numerosas  espécies cujo aspecto exterior se aproxima aos javalis. Esta família se divide em vários gêneros onde no gênero sus se situa nosso javali. Foram enumeradas nove espécies divididas em 5 gêneros para todos os porcos selvagens da Europa, Ásia e África.

Suidae da Asia.                                                                                Entre as espécies Asiáticas algumas se destacam;
Javali Pigmeu ou javali anão -
Sus Salvanius - 10 / 12 kg (do pé do Himalaia, ao norte da Assam).
Javali de Verrugas - Sus Verrucosus - até 90 / 110 kg (Ilha de Java e ilhas adjacentes).Espécie rara
Javali de bigodes - Sus Barbatus - até 150 kg (Filipinas/Borneu, Sumatra e Malásia).

BabiroussoBabirousa babyrussa - até 100 kg (Florestas das ilhas Sulawesi).Caracteriza-se pela particularidade dos caninos superiores transpassarem o céu da boca e se projetarem para fora e para o alto. 

 

 

Javali das celebes - Sus Celebensis - até 40 / 70 kg (Arquipélago Celebes e Indonésia). Seria a origem das raças de porcos domésticos criados no local.       

Suidae da África


Potamochero - Potamochoerus porcus - 80 kg (Floresta Equatorial / do oeste da África à África central até Madagascar).

 

 

Hylochero - Hilochoerus meinertz-hageni -até  200 kg (Floresta Tropical Úmida, do sul da Etiópia à Tanzânia, no Zaire, na Libéria e no Quênia)

 

 

Phacochero - Phacochoerus aethiopicus - até 80 kg (Savanas mais secas, bastante disperso no continente Africano sua cabeça compacta ostenta caninos freqüentemente muito grandes fornecendo troféus inesquecíveis para os amantes dos safáris.).

 

 

Sus Scrofa L. presente na Europa, África do Norte e na Ásia  As espécies européias de nosso Javali sus scrofa L  se subdividem em 17 sub espécies que estão presentes na Europa, e na Ásia, assim como em uma parte do norte do continente Africano.

Tayassuidae - América do Sul e Central.                                  Na América do Sul e na América Central, encontra-se uma família um pouco à parte,os Tayassuidae. Trata-se dos porcos selvagens que se parecem  bastante aos  javalis mas diferem no tamanho reduzido e pelo estômago de características muito próximas ao dos ruminantes.              Nesta Família são conhecidas 3 espécies divididas em dois gêneros.;  


Pecari de colar - Tayassu tajacu - Cateto - até 20 kg (Novo México ao sul da Argentina).

 

 

 

Pecari de lábios brancos - Tayassu pecari - Queixada- até 30 kg (Guatemala ao Paraguai).
Pecari do Chaco - Catogonus wagneri - até 35 kg (Seu Habitat esta limitado à região do Chaco na América do Sul). Esta espécie parece estar atualmente bastante ameaçada pela destruição de seu habitat.

 

Origem

Life Style


Caixa Postal 24 - Cep 14230-000 - Serra Azul - SP - Brasil         (0xx16) - 651 4338   E-mail: jcprada@jcprada.com.br